INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados           OK
ASSOCIE-SE

Nossa História


Fundado em 14 de outubro de 1992, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM – é entidade não governamental, sem fins lucrativos, que conta hoje com mais de 4000 associados: acadêmicos de Direito, pesquisadores e professores das diversas áreas das ciências Criminais, Delegados de Polícia, Advogados, Defensores Públicos, Membros do Ministério Público e Magistrados.

Tem como finalidade a defesa dos direitos humanos e dos direitos das minorias, assim como a defesa dos princípios basilares do Estado Democrático de Direito, com o objetivo de assegurar a dignidade da pessoa humana mediante Direito Penal de intervenção mínima. Recebeu do Governo Federal o título de Utilidade Pública Federal e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo a certidão de Entidade Promotora de Direitos Humanos.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o IBCCRIM efetua trabalho especializado de alto nível científico nas diversas áreas das ciências criminais e em âmbito abrangente de influência no campo da atuação profissional, política, de formação continuada de profissionais, de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade.

Oferece aos seus associados biblioteca altamente especializada em ciências criminais. Do seu acervo constam livros e revistas, nacionais e estrangeiros, vídeos com cursos, palestras e outros eventos organizados pelo IBCCRIM, cadastrados em uma base de dados acessível online. O IBCCRIM organiza cursos de curta duração por todo o País, destinados a discutir assuntos atuais atinentes à prática dos aplicadores das ciências criminais. Para facilitar a organização destes eventos e ser uma referência local, conta com coordenadores regionais e estaduais. Promove anualmente, na última semana de agosto, em São Paulo, seu Seminário Internacional, encontro que reúne cerca de mil participantes e conta com palestras e painéis com renomados palestrantes, estrangeiros e nacionais.

Em parceria com a Universidade de Coimbra, oferece cursos de pós-graduação em direito penal econômico, em direitos fundamentais e em teoria geral da infração. Mantém convênios com diversas instituições de ensino e tem ativo departamento de relações internacionais.

Realiza periodicamente mesa de estudos e debates, transmitida online, tanto em sua sede como em universidades e centros de estudos, nos mais diversos locais.

Mantem a coleção de monografias e o concurso de monografias. Tem ativo Núcleo de Pesquisas e Comissão de História e abriga curso de formação de promotoras populares, o Maria, Maria.

Conta com diversas Comissões: Infância e Juventude, Justiça e Segurança, Direito Penal e Novo Código de Processo Penal, Política Nacional de Drogas e também Cooperação Jurídica Internacional.

Participa ativamente do debate legislativo, por meio da Comissão de Estudos e Projetos Legislativos, e dá sua contribuição a processos decisórios relacionados a matérias atinentes ao sistema de Justiça Criminal, por meio de sua comissão de amicus curiae.

Por fim, este site (www.ibccrim.org.br) é o maior e mais completo portal de ciências criminais do país. Por meio dele, o associado tem acesso virtual a todos os departamentos do Instituto, podendo acompanhar as respectivas atividades.

O portal publica diariamente notícias, nacionais e internacionais, relevantes para as ciências criminais, artigos de doutrina, nacional e estrangeira, jurisprudência selecionada e legislação, nacional e estrangeira.

A meta do IBCCRIM é avançar em sua trajetória, cumprindo sua missão de contribuir com o fortalecimento da área das ciências criminais, expandindo suas pesquisas, fundamentando ações e intervenções pertinentes e justas e formando profissionais competentes para atuar ética e eficazmente na sociedade.

Clique e veja a estrutura organizacional do IBCCRIM


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040