INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados           OK
ASSOCIE-SE


RBCCrim


Chamada de artigos: Dossiê “Crime e Loucura” – RBCCRIM nº 144 (junho/2018)

Com o objetivo de adequar-se às melhores práticas de periódicos internacionais e incentivar a democratização do conhecimento aplicado aos artigos direcionados à Revista Brasileira de Ciências Criminais, periódico científico QUALIS A1, a Equipe Editorial da RBCCRIM torna público que receberá, no período determinado abaixo, artigos científicos a serem publicados nos volumes referentes ao ano de 2018, conforme o tema indicado:

  • 144 (junho) – “Crime e Loucura”

  • Editoras-associadas

  • Profa. Dra. Élida Lauris (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

  • Profa. Me. Patricia Carlos Magno (UFRJ)

  • Ementa: Quando crime e loucura se atravessam e são capturados pelo controle formal punitivo, produzem – via laudos da psiquiatria forense – a pessoa inimputável a ser sujeitada à medida de segurança. Neste dossiê, o foco sobre a pessoa com transtornos mentais em conflito com a lei penal pretende fazer dialogar trabalhos que se alimentem do encontro de saberes entre o direito, a psiquiatria e aqueles que se reúnem sob a epígrafe da atenção psicossocial (psicologia, assistência social, dentre outros). Nesse sentido, o estudo das relações entre crime e loucura deve implicar perspectivas inter e transdisciplinares de pesquisa em criminologia, pressupondo uma análise das repercussões retroalimentadas entre diversas áreas do saber, ainda que nem sempre exploradas. Este dossiê convida assim as autoras e autores a transitar entre os arcabouços teóricos, metodológicos, conceituais e estratégicos daqueles campos de saber produzindo conhecimento dotado de ineditismo em que as aproximações entre as áreas sejam capazes de preencher lacunas conceituais e explorar potencialidades. Um dos principais objetivos da edição é reunir trabalhos inovadores que ajudem a repensar a crítica criminológica mais adequada ao sistema jurídico-penal dirigido à pessoa com transtornos mentais em conflito com a lei penal, considerando os reflexos que a Lei 10.216/01 produziu nas medidas de segurança.

  • Prazo submissão: até 31 de janeiro de 2018

  • Período de avaliação: 01 de fevereiro a 31 de março de 2018

Normas:

Os arquivos deverão ser enviados para revista@ibccrim.org.br, contendo, no título do e-mail, informação sobre o Dossiê ao qual é submetido. Além disso, o tema do Dossiê deverá ser especificado no corpo do e-mail e na folha de apresentação do artigo.

Os textos devem respeitar todas as regras determinadas na Política Editorial da RBCCRIM (http://www.ibccrim.org.br/rbccrim_normas_publicacao), sob pena de ser rejeitado preliminarmente. A avaliação será feita por meio do sistema de controle duplo-cego por pares, de acordo com as diretrizes da Qualis/CAPES.

A equipe editorial da RBCCRIM poderá encaminhar artigos submetidos à chamada geral de fluxo contínuo, que abordem temática relacionada a algum dos dossiês, para a sua avaliação conjunta; os textos já aprovados e em fila para publicação que tratem do tema de algum dos dossiês poderão ser nele publicados.

Clique para acessar o edital nº 1 de chamada de artigos para dossiês da RBCCRIM em 2018:
http://ibccrim.org.br/docs/2017/Dossies144e145.pdf



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040