INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados           OK
ASSOCIE-SE


RBCCrim


Chamada de artigos: Dossiê “Gênero e Sistema Punitivo” – RBCCRIM nº 145 (julho/2018)

Com o objetivo de adequar-se às melhores práticas de periódicos internacionais e incentivar a democratização do conhecimento aplicado aos artigos direcionados à Revista Brasileira de Ciências Criminais, periódico científico QUALIS A1, a Equipe Editorial da RBCCRIM torna público que receberá, no período determinado abaixo, artigos científicos a serem publicados nos volumes referentes ao ano de 2018, conforme o tema indicado:

  • 145 (julho) – “Gênero e Sistema Punitivo”

  • Editoras-associadas:

  • Profa. Dra. Luciana Boiteux (UFRJ)

  • Profa. Dra. Luanna Tomaz (UFPA)

  • Ementa: A luta dos movimentos feministas levou ao desenvolvimento de grandes avanços normativos no âmbito da proteção dos direitos humanos das mulheres. Todo esse avançar repercutiu também na esfera acadêmica, havendo um polvilhar de pesquisas sobre a questão, em especial a partir dos estudos de gênero. As ciências criminais se mantiveram, durante muito tempo, refratárias ao debate, sendo produzidas por homens a partir do olhar sobre a realidade dos homens no sistema de justiça criminal. Importantes correntes teóricas, contudo, se desenvolveram como as criminologias feministas, que questionaram epistemologicamente a produção desse conhecimento. Surgiram inegavelmente tensões dentro dessas problematizações, principalmente com o surgimento de leis que, sob a escusa de proteção das mulheres, reforçam o aparato punitivo. Temos então de um lado, o desenvolvimento de uma perspectiva feminista, preocupada com o respeito e a promoção dos direitos das mulheres, e, de outro lado, uma perspectiva crítica à atuação do sistema de justiça criminal, que reconhece que a pena não tem cumprindo as funções propostas pelas grandes teorias, promovendo, muitas vezes, apenas mais dor e violência. O presente dossiê se propõe a visibilizar estudos focados em analisar como as dimensões de gênero repercutem no sistema punitivo, em especial nos seguintes aspectos: a) Epistemologias feministas nas ciências criminais b) Criminalização das mulheres c) Violências cometidas contra as mulheres d) Mulheres em situação de cárcere

  • Prazo submissão: até 28 de fevereiro de 2018

  • Período de avaliação: 01 de março a 30 de abril de 2018

Normas:

Os arquivos deverão ser enviados para revista@ibccrim.org.br, contendo, no título do e-mail, informação sobre o Dossiê ao qual é submetido. Além disso, o tema do Dossiê deverá ser especificado no corpo do e-mail e na folha de apresentação do artigo.

Os textos devem respeitar todas as regras determinadas na Política Editorial da RBCCRIM (http://www.ibccrim.org.br/rbccrim_normas_publicacao), sob pena de ser rejeitado preliminarmente. A avaliação será feita por meio do sistema de controle duplo-cego por pares, de acordo com as diretrizes da Qualis/CAPES.

A equipe editorial da RBCCRIM poderá encaminhar artigos submetidos à chamada geral de fluxo contínuo, que abordem temática relacionada a algum dos dossiês, para a sua avaliação conjunta; os textos já aprovados e em fila para publicação que tratem do tema de algum dos dossiês poderão ser nele publicados.

Clique para acessar o edital nº 1 de chamada de artigos para dossiês da RBCCRIM em 2018:
http://ibccrim.org.br/docs/2017/Dossies144e145.pdf



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040