INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados           OK
ASSOCIE-SE


NORMAS DE PUBLICAÇÃO DO BOLETIM


Para que um artigo seja publicado no Boletim, é imprescindível que seja inédito em quaisquer veículos (internet inclusive). O trabalho deve ser enviado por e-mail para o endereço eletrônico boletim@ibccrim.org.br. Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word. Caso seja usado outro processador de texto, os arquivos devem ser gravados no formato RTF (de leitura comum a todos os processadores de texto).

O artigo deverá ser precedido por uma folha onde se fará constar: o título do trabalho, o nome do autor (ou autores), endereço, telefone, fax e e-mail, situação acadêmica, títulos, instituições às quais pertença e a principal atividade exercida.

Após a verificação do atendimento das normas de publicação, o trabalho terá suprimidos todos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de três pareceristas anônimos, membros do Conselho Editorial do Boletim, para avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, seguindo o sistema do duplo “blind peer review” e atendendo os critérios constantes do respectivo formulário de parecer.

Para facilitar a diagramação, solicitamos que os parágrafos sejam justificados e que não sejam usados recuos, deslocamentos, nem espaçamentos antes ou depois. Não é necessário utilizar o tabulador para determinar os parágrafos, pois o próprio já determina, automaticamente, a sua abertura. Quanto às referências bibliográficas, se utilizadas em notas de rodapé ou de fim, por razões editoriais não deverão constar novamente ao final, em tópico apartado, denominado bibliografias. Deverá o autor escolher entre uma ou outra opção (notas de rodapé/de fim ou item “bibliografia” ao final). Como fonte, sugerimos usar o Times New Roman, corpo 12.

Tendo em vista a proposta de ser o Boletim um instrumento ágil de informação e debates jurídicos, é dada preferência para a publicação de artigos que tenham até 6.700 caracteres (contando os espaços), assim como se sugere que notas de rodapé e citações (tanto de doutrina como de jurisprudência) sejam usadas com parcimônia. No entanto, compreendendo-se a necessidade de se utilizar mais espaço para o tratamento adequado de alguns temas, está autorizada a publicação de artigos com até 15.000 caracteres.

Todos os trabalhos recebidos com até 21.000 caracteres são submetidos à apreciação da equipe de colaboradores, que analisam não apenas a qualidade do texto como, também, a oportunidade de sua publicação. Em caso de indicação para a publicação de artigo com quantidade total de caracteres superior aos 15.000, pode o Conselho Editorial sugerir ao(s) autor(es) a redução do texto a critério deste(s), para fins de sua acomodação no Boletim.

Na hipótese de não ser aprovada a publicação no Boletim, é possível que a equipe do Boletim envie o trabalho à análise do Conselho Editorial de outra publicação do IBCCRIM. Neste caso, o(s) autor(es) será(ão) expressamente consultado(s) acerca de seu interesse pela publicação alternativa.

Todos estão convidados a colaborar, sejam profissionais ou estudantes, associados ou não.



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040