Perguntas Frequentes

Dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo IBCCRIM? Confira abaixo uma lista de perguntas e respostas frequentes relacionadas aos produtos e serviços do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Associação

Para se associar ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais é muito simples: basta acessar o link: https://www.ibccrim.org.br/associados/inscricao, clicar no botão laranja “Associe-se” e seguir o passo a passo. Caso você queira reativar a sua contribuição associativa, pra quem já foi associado alguma vez, é preciso enviar um e-mail para reativarcadastro@ibccrim.org.br e solicitar a reativação do cadastro.
Você poderá selecionar o pagamento mensal contínuo, semestral ou anual. No caso do pagamento mensal, você poderá selecionar a cobrança por débito, cartão de crédito* ou por boleto bancário, que chegará impresso no endereço cadastrado. Caso deseje receber a versão digital do boleto é necessário solicitar para o e-mail boleto@ibccrim.org.br. Os pagamentos semestral e anual devem ser feitos por meio de boleto ou cartão de crédito* em uma única parcela. *A opção de pagamento direto por cartão de crédito estará disponível em breve.
Associadas e associados têm acesso exclusivo ao Boletim IBCCRIM, publicação mensal disponibilizada em formato digital e impresso; acesso exclusivo presencial e ao acervo digitalizado da mais completa Biblioteca de Ciências Criminais da América Latina; descontos nas inscrições de cursos e evento e mais. Você pode conferir todos os benefícios do quadro associativo clicando aqui. https://www.ibccrim.org.br/associados/inscricao
Quais são as categorias de associação?
O IBCCRIM conta com quatro categorias associativas: Estudante, voltada exclusivamente para estudantes de primeira graduação em qualquer área; Recém-formadas(os), para quem tem até três anos de conclusão da graduação; Profissional, para aquelas(es) que têm mais de três anos de graduação e; Pesquisadora(o), para quem tem dedicação exclusiva à pesquisa acadêmica.
Como faço para solicitar o cancelamento da minha associação?
Para solicitar o cancelamento da associação é necessário enviar um e-mail com nome completo, cpf e motivo do cancelamento para cancelamento@ibccrim.org.br. Para que não haja cobrança do mês vigente, a solicitação de cancelamento deve ocorrer dentro de 7 dias corridos do mês corrente
Esqueci os meus dados de acesso, como devo proceder?
Você pode acessar a área de associado utilizando o seu CPF ou o número de associação. Caso você tenha esquecido a senha de acesso da área de associadas(os), é só clicar em “Redefinir senha”, que o sistema irá encaminhar um e-mail para que você cadastre uma nova. Se ainda assim você tiver dificuldade para acessar a área restrita, envie um e-mail para boleto@ibccrim.org.br. O Núcleo de Associadas(os) irá gerar novos dados de login.
Qual é o procedimento para reativar a minha associação?
Para reativar a sua associação, basta enviar um e-mail para reativarcadastro@ibccrim.org.br. Em caso de débitos pendentes, os valores em atraso serão cobrados no ato da reativação
Em qual categoria devo me associar?
O IBCCRIM conta com quatro categorias associativas: Estudante, voltada exclusivamente para estudantes da graduação; Recém-formadas(os), para quem tem até três anos de conclusão da graduação; Profissional, para aquelas(es) que têm mais de três anos de graduação e; Pesquisadora(o), para quem tem dedicação exclusiva à pesquisa.
Como faço para atualizar os meus dados cadastrais?
Você pode atualizar os seus dados cadastrais na Área de Associadas(os). Acesse: https://www.ibccrim.org.br/associados/login, faça o login e clique no ícone “Meu Perfil”. Lembre-se de clicar em “Salvar” após atualizar os dados.
Qual é o prazo de envio dos dados de acesso?
Após o pagamento da 1ª contribuição, o prazo para receber as informações de acesso da Área de Associadas(os) é de até 48hs úteis após a compensação do boleto.

Financeiro

Para cancelar a sua associação é necessário entrar em contato pelo e-mail cancelamento@ibccrim.org.br, pois a associação não é cancelada automaticamente. Havendo mensalidades pendentes no momento do pedido de cancelamento, as mesmas serão cobradas. No futuro, caso deseje reativar a associação, será necessário quitar todos os pagamento pendentes. Em caso de 3 mensalidades em aberto, a associação é cancelada automaticamente, no entanto, se houver pedido de reativação no período de um ano, será necessário quitar os boletos pendentes para reativar o cadastro.
Os boletos são enviados pelo correio para o endereço cadastrado, mas você pode solicitar ao Núcleo de Associadas(os), através do e-mail boleto@ibccrim.org.br, a 2ª via do boleto digitalizado ou ainda adicionar a cobrança em débito automático.
O recebimento do Boletim IBCCRIM está vinculado ao pagamento em dia da associação. Desta forma, em caso de atraso ou não pagamento, o envio do Boletim IBCCRIM é suspenso. A edição do mês em atraso não será reenviada. Após o pagamento, a(o) associada(o) voltará a receber o Boletim IBCCRIM a partir da edição do mês subsequente.
Como faço para emitir a 2ª via do boleto de pagamento da associação?
Você deve solicitar a 2ª via do boleto pelo e-mail boleto@ibccrim.org.br. Em breve, você poderá fazer a emissão da 2ª via diretamente pela Área de Associada(o).
Ao me cadastrar optei pelo pagamento no débito automático, o primeiro pagamento será debitado da minha conta, ou terei que pagar o boleto gerado no fim do cadastro?
O primeiro pagamento deve ser feito por boleto, que será gerado no fim do cadastro. O débito automático passa a valer a partir do segundo mês. No entanto, é necessário autorizar a cobrança automática junto ao seu banco, cujo o vencimento padrão é todo dia 15 de cada mês.
Solicitei o cancelamento da associação, mas recebi a cobrança do mês vigente. O que eu devo fazer?
Para que não haja cobrança do mês vigente, a solicitação de cancelamento deve ocorrer dentro de 7 dias corridos do mês corrente. Caso a solicitação ocorra em um prazo posterior a essa data, ou a associada(o) tenha pagamentos pendentes, a(o) associada(o) deverá arcar com a contribuição associativa do período em vigência e com os débitos em atraso.
Qual é o vencimento do boleto e do débito em conta corrente?
O vencimento padrão do boleto é todo penúltimo dia útil de cada mês, e o vencimento do débito em conta corrente é todo dia 15 de cada mês (exceto sábado, domingo ou feriado).

Cursos e Eventos

Os cursos do IBCCRIM não são exclusivos para associadas(os), mas o quadro associativo tem desconto no valor de cursos e eventos promovidos pelo Instituto. Para não associados é aplicado os valores da tabela cheia..
Sim, todos os cursos e eventos promovidos pelo IBCCRIM que demandam inscrições prévias são certificados.
Não é necessário ser associada(o) para se matricular em um curso promovido pelo IBCCRIM, no entanto, associadas(os) têm desconto no valor da inscrição.
Como faço para me inscrever em um curso do IBCCRIM?
Para se inscrever em um curso promovido pelo IBCCRIM, basta acessar o site do Instituto: https://www.ibccrim.org.br/cursos-e-eventos, clicar no curso de sua preferência e selecionar a categoria de inscrição.
O IBCCRIM oferece bolsas de estudos?
O IBCCRIM promove editais de bolsas de estudos que atendem a critérios de vulnerabilidade econômica e social com vagas limitadas. A publicação dos editais costumam ocorrer no início de cada semestre e dispõem de todas as informações necessárias para participação no processo seletivo. Acompanhe o site e redes sociais do Instituto para ficar por dentro das novidades.
Como faço para pleitear uma bolsa de estudos?
Os editais de bolsas dispõem de todas as informações necessárias para participação no processo seletivo. É preciso ficar atenta(o) aos períodos de divulgação do edital, que ocorrem, geralmente, no início de cada semestre, para se candidatar. As vagas são limitadas.
Em que local os cursos do IBCCRIM são realizados?
Os cursos de curta duração do IBCCRIM são realizados na modalidade presencial e ocorrem na sede do Instituto, localizado na Rua Onze de Agosto, nº 52, Sé, 2º andar, São Paulo-SP. Cursos Internacionais IBCCRIM/Coimbra são realizados na modalidade presencial e ocorrem no auditório da IASP localizada na Av. Paulista, nº 1294, Bela Vista, São Paulo. Todos os cursos do IBCCRIM também são oferecidos na modalidade EAD que estão disponíveis na Plataforma IBCCRIM EADBOX: https://ibccrim.eadbox.com
Como acesso o conteúdo dos cursos?
Após realizar a matrícula no curso de seu interesse pelo site do IBCCRIM, você deve acessar o conteúdo pela Plataforma IBCCRIM EADBOX: https://ibccrim.eadbox.com/, com o login e senha cadastrado no momento da inscrição.
Quando vou receber o certificado de conclusão de curso?
Para cursos de curta duração e 100% EAD, você poderá emitir o certificado direto pela Plataforma IBCCRIM EADBOX (https://ibccrim.eadbox.com/) após concluir todas as aulas e atividades extras. Para laboratórios, grupos de estudos e cursos vinculados a Universidade de Coimbra o certificado é atrelado aos critérios disponibilizados no edital que regem os cursos.
Preciso me associar para me inscrever no processo seletivo dos Laboratórios de Ciências Criminais e Grupos de Estudos Avançados?
Sim, é necessário se associar ao IBCCRIM para participar dos Laboratórios de Ciências Criminais e Grupos de Estudos, pois as atividades são exclusivas para associadas(os). Caso você passe no processo seletivo, é necessário fazer a associação e mantê-la durante o período de vigência do Laboratório e Grupos de Estudos.
A participação nos Laboratórios de Ciências Criminais e Grupos de Estudos Avançados é restrita a associados(as)?
Sim, a participação nos Laboratórios de Ciências Criminais e Grupos de Estudos Avançados é exclusiva para associadas(os).
Onde encontro informação sobre os valores dos cursos?
Todas as informações sobre os cursos e eventos promovidos pelo IBCCRIM estão no site do Instituto. Para ficar por dentro do calendário de atividades acesse: https://www.ibccrim.org.br/cursos-e-eventos

Publicações

Para submeter artigos e monografias (dissertações de mestrado ou teses de doutorado) ao processo de avaliação e publicação do IBCCRIM, não é necessário ser associado(a). Basta que os trabalhos estejam de acordo com as normas de publicação e que observem os eventuais prazos dos certames. Para mais informações sobre as normas de publicação, bem como para o cadastro de artigos nos processos de avaliação, acesse o nosso site: https://www.ibccrim.org.br/publicacoes
Condições genéricas (para todos os periódicos): o artigo deve ser inédito; espaçamento de 1,5; fonte times new roman; estar dotado de elementos formais como título em português, título em inglês; nome completo do autor(a); qualificação; resumo; palavras-chave; abstract; keywords; sumário, número de Orcid; e-mail; referências ao final do texto Condições específicas do Boletim: não se exige titulação mínima; mínimo de 7 mil caracteres (aprox. 5 pág.) - Máximo de 21 mil caracteres (aprox. 10 pág.)
Condições específicas da Revista Brasileira de Ciências Criminais: titulação mínima de mestre para autor(a) e coautor(a); número de 20 páginas, máximo de 40 páginas.
Condições específicas da Revista Liberdades: não se exige titulação mínima; mínimo de 15, máximo de 40 páginas.
OBS: Atendidos os requisitos formais, a publicação estará condicionada ao resultado do processo de avaliação por pares. O conteúdo integral das normas de publicação você encontra aqui: https://www.ibccrim.org.br/publicacoes
Após a data de postagem, que ocorre até a segunda semana do mês corrente, o Boletim IBCCRIM tem até 10 dias úteis para chegar. No entanto, o período pode variar de acordo com a localidade da(o) destinatária(o). Com a pandemia de Covid-19, o prazo para recebimento da versão impressa do Boletim IBCCRIM pode sofrer alterações. Contudo, a versão digital do Boletim IBCCRIM é disponibilizada no primeiro dia útil do mês.
O Boletim IBCCRIM está disponível apenas para associados?
Sim, o Boletim IBCCRIM é uma publicação exclusiva de associadas(os).
Posso comprar uma edição do Boletim IBCCRIM?
Não, o Boletim IBCCRIM é uma publicação exclusiva de associadas(os) e não está a venda. OBS: é possível firmar convênios com pessoas jurídicas para a aquisição mensal de tiragens fixas do Boletim. Para mais informações, entre em contato com a coordenação-geral do IBCCRIM: coordenacao@ibccrim.org.br
Como faço para acessar a versão digital do Boletim IBCCRIM?
A versão digital do Boletim IBCCRIM está disponível no site do Instituto: https://www.ibccrim.org.br/publicacoes/pagina/2. Para acessar os artigos na íntegra é necessário para o login de associada(o).
Como faço para adquirir a Revista Brasileira de Ciências Criminais?
A venda da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCrim) é realizada pela Livraria RT no site: https://www.livrariart.com.br/. Associadas(os) do IBCCRIM têm 30% de desconto no valor total.

Biblioteca

O horário de atendimento da Biblioteca IBCCRIM é de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 18h45min*. Você também pode consultar o acervo digitalizado pelo sistema SophiA a qualquer dia e horário. * Devido à pandemia, o atendimento presencial está temporariamente suspenso.
Sim, a Biblioteca do IBCCRIM é um benefício exclusivo das(os) associadas(os).
O acesso e consulta ao acervo digitalizado da Biblioteca do IBCCRIM deve ser feito pelo Sistema SophiA. Para acessá-lo clique aqui: http://ibccrim.dyndns.info:5180/biblioteca/.
Posso fazer cópia dos documentos disponíveis na Biblioteca?
Você pode solicitar cópias de trechos de livros e documentos disponíveis na Biblioteca do IBCCRIM presencialmente ou a distância, pelo Sistema SophiA, mas não é permitido copiar o conteúdo na íntegra. Lembramos que o fornecimento de cópias reprográficas está sujeito à legislação vigente de direitos do autor e restringe-se a pequenos trechos (equivalentes a 15% do conteúdo), conforme procedimento de autorização da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos e sempre se subordina à prévia declaração de que as cópias serão utilizadas para uso pessoal e sem intuito de lucro.
Qual o prazo para recebimento da cópia solicitada presencialmente?
A solicitação de cópia feita presencialmente, desde que não ultrapasse o limite de 100 (cem) páginas, estará disponível para retirada no dia útil imediato ao pedido, após às 17h. Os demais casos, que excedam ao referido limite, obedecerão ao prazo padrão de até 10 (dez) dias úteis. Para solicitações realizadas pelo Sistema Sophia, o prazo é de até 10 (dez) dias úteis a contar da data de pagamento.
É possível solicitar cópias de trechos de arquivos do acervo por e-mail?
Não. A solicitação de cópias de trechos de arquivos do acervo deve ser feita pelo Sistema SophiA ou presencialmente.
Quanto custa a cópia de documentos/arquivos da Biblioteca do IBCCRIM?
Para cópias impressas, a(o) associada(o) deve arcar com os custos da cópia (0,30 centavos por página) e remessa postal, que varia de acordo com a localização do destinatário. As cópias digitalizadas, enviadas no formato pdf por e-mail, não têm custo.
Como faço para pegar emprestado um conteúdo da Biblioteca IBCCRIM?
Não é permitido o empréstimo ou a retirada de obras para consulta, fotocópias ou qualquer outra finalidade fora das instalações da biblioteca.
A Biblioteca do IBCCRIM conta com guarda-volumes?
Sim, a Biblioteca do IBCCRIM conta com guarda-volumes. Bolsas, pastas e outros objetos semelhantes devem ser deixados nos armários, na sala de leitura da biblioteca. O empréstimo de chave do armário guarda-volumes é diário, sendo obrigatória a devolução no mesmo dia do empréstimo, sob pena de multa, no valor de R$ 5,00 (cinco reais) por dia de atraso.

Dúvidas Frequentes

Você deve solicitar a 2ª via do boleto pelo e-mail boleto@ibccrim.org.br. Em breve, você poderá fazer a emissão da 2ª via diretamente pela Área de Associada(o).
Para acessar o arquivo do site IBCCRIM e navegar utilizando o layout antigo, basta clicar no ícone “O IBCCRIM” e selecionar a opção “Site antigo”. Você será redirecionada(o) para a versão anterior do site.
Você poderá emitir o certificado direto pela Plataforma IBCCRIM EADBOX após concluir todas as aulas e atividades extras.
Qual o prazo para recebimento do Boletim impresso?
Após a data de postagem, que ocorre até a segunda semana do mês corrente, o Boletim IBCCRIM tem até 10 dias úteis para chegar. No entanto, o período pode variar de acordo com a localidade da(o) destinatária(o). Com a pandemia de Covid-19, o prazo para recebimento da versão impressa do Boletim IBCCRIM pode sofrer alterações.