Laboratório de Ciências Criminais 2021
Aulas à distância

Apresentação

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) abre inscrições para o Laboratório de Ciências Criminais 2021. Pela primeira vez na história do Instituto, o edital será unificado e as aulas e atividades ministradas exclusivamente no formato on-line. Podem participar estudantes que estejam entre o terceiro e o penúltimo semestre dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Psicologia, Comunicação e áreas correlatas.

Clique aqui e confira o edital.

A participação no Laboratório é exclusiva para associados/as do Instituto. No entanto, é possível participar do processo seletivo sem integrar o quadro associativo e, posteriormente, assim que aprovado/a, associar-se.  

O Instituto receberá estudantes de todo o país e será 100% on-line, realizado integralmente no IBCCRIM Play — a nova plataforma de cursos do Instituto. O conteúdo programático vai abordar de forma interdisciplinar temas nas áreas da Criminologia, Política Criminal, Metodologia, Processo Penal, Direito Penal, Direitos Humanos e Execução Penal. E os encontros referentes aos módulos serão realizados semanalmente através da plataforma digital. 

Por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas o estudante é estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais, a partir da perspectiva das diversas disciplinas tratadas nos módulos. Considerando que se trata de iniciação científica, estimula-se o desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso a metodologias adequadas, a partir de orientação personalizada de professores da área e confecção de artigo científico com possibilidades de publicação.

O objetivo central do Laboratório é, portanto, o amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico dos(as) estudantes participantes, bem como promover uma efetiva integração de diálogo transversal entre os(as) alunos(as) através de troca de experiência das suas realidades regionais, à luz de um debate plural mediante encontros científicos, com intuito primordial de enfrentar e refletir a realidade e as dificuldades regionais e nacionais que envolvem o âmbito das Ciências Criminais de forma crítica e propositiva

O número total de candidatos(as) a serem aprovados(as) dependerá do número de vagas disponibilizadas por cada Laboratório Estadual e do Distrito Federal.


Cronograma

Período de inscrição: 18/02/2021 a 09/03/2021

Prazo máximo para requerer a isenção da taxa de inscrição: 25/02/2021

Data de divulgação do resultado referente ao pedido de isenção da taxa de inscrição via e-mail do(a) candidato(a): 01/03/2021

Prazo máximo para envio do comprovante de pagamento da taxa de inscr...

Período de inscrição: 18/02/2021 a 09/03/2021

Prazo máximo para requerer a isenção da taxa de inscrição: 25/02/2021

Data de divulgação do resultado referente ao pedido de isenção da taxa de inscrição via e-mail do(a) candidato(a): 01/03/2021

Prazo máximo para envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição: 09/03/2021

Período de Seleção: 11/03/2021 a 17/03/2021

Resultado dos(as) candidatos(as) contemplados(as) pela Política de Isenção Associativa do IBCCRIM: 22/03/2021

Divulgação do resultado final: 22/03/2021

Prazo para associar-se ao IBCCRIM: 23/03/2021 a 25/03/2021

Início das aulas (Aula Inaugural): 26/03/2021

Valores
Para mais informações, deslize a tabela para o lado
Inscrever Plano/Categoria Associado Valor Inscrever
Inscreva-se Inscrição Lab 2021 R$21,85 Inscreva-se
Regulamento
FAQ
De 18 de fevereiro a 9 de março
Estudantes de graduação que estejam entre o terceiro e o penúltimo semestre dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Psicologia, Comunicação e áreas correlatas.
Pela primeira vez, o edital do Laboratório de Ciências Criminais será unificado. Com isso, no ato da inscrição, você deve escolher o Estado (ou Distrito Federal) no qual você deseja se inscrever.
Para se inscrever no processo seletivo do Lab 2021, o valor é de R$21,85 (no boleto ou cartão de crédito). Para as(os) candidatas(os) aprovadas(os), é necessário se associar ao IBCCRIM. Para informações sobre associação, entre em >> https://ibccrim.org.br/associados/inscricao
Organização
Bolsas

PREVISÃO DE COTAS RACIAIS E LGBTQIA+ 4.1

Clique aqui e confira o edital.

DAS COTAS RACIAIS

4.1.1 Para fins deste Edital, compreende-se como contemplados(as) pelas cotas raciais os(as) candidatos(as) de etnia negra, indígena ou quilombola, bastando a mera autodeclaração no momento do preenchimento do formulário de inscrição.

4.1.2 Será assegurado o percentual mínimo de 15% (quinze por cento) do número total de aprovados(as) para cada Laboratório Estadual e do Distrito Federal.

4.2 DAS COTAS LGBTQIA+

4.2.1 Será assegurado o percentual mínimo de 15% (quinze por cento) do número total de aprovados(as) para cada Laboratório Estadual e do Distrito Federal.

5 DA POLÍTICA DE ISENÇÃO ASSOCIATIVA

5.1 A Política de Isenção Associativa do IBCCRIM tem por objetivo promover uma efetiva diversidade e inclusão.

5.2 A Política de Isenção Associativa adotada pelo IBCCRIM será aplicada de forma individualizada para cada Laboratório Estadual e do Distrito Federal e corresponderá a 15% (quinze por cento) do número total de aprovados(as).

5.3 A Política de Isenção Associativa terá como destinatárias, primordialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, a qual será comprovada mediante declaração motivada a ser indicada no preenchimento do formulário de inscrição.

5.4 A motivação que se refere à declaração para fins de comprovação de situação de vulnerabilidade econômica consiste, alternativamente, em: a) possuir renda familiar per capita até 01 (um) salário mínimo e meio; b) ser estudante de instituição pública, cujo ingresso tenha se dado pelo sistema de cotas sociais; c) ser estudante de instituição privada, cujo estudo se dá por programas sociais de inclusão no ensino superior (ProUni, Fies, bolsas institucionais); d) ser estudante que tenha estudado integralmente em escola pública antes do ingresso à instituição de ensino superior; ou se encontre em qualquer outra circunstância que revele a situação de vulnerabilidade econômica e, neste caso, será avaliado pela Coordenadoria de Iniciação Científica.

5.5 Desde já, fica o(a) candidato(a) advertido que, qualquer informação declarada no momento do preenchimento do formulário de inscrição que não corresponda à veracidade quanto ao seu enquadramento de vulnerabilidade econômica acarretará automaticamente a sua eliminação no processo seletivo e, caso iniciado o curso, será automaticamente desligado(a), sem prejuízo das sanções civis e penais previstas em Lei.

5.6 Na hipótese da ocorrência do item 5.5 e, em caso do conhecimento do uso de informação falsa ou fraudulenta para fins de ser indevidamente contemplado(a) pela Política de Isenção Associativa do IBCCRIM, além do desligamento automático, o(a) candidato(a) deverá ressarcir financeiramente o IBCCRIM, cujo valor corresponderá ao dobro da contribuição associativa mensal da categoria estudante vigente pelo número de meses que participou do curso até a data do desligamento. Considera-se o mês completo, para fins desta previsão, se o conhecimento desta fraude ocorrer a partir do 16º dia do mês.

5.7 A contemplação dos(as) candidatos(as) que atenderem aos requisitos estabelecidos será realizada pela respectiva Coordenação responsável pelo Laboratório Estadual e do Distrito Federal, em observância à Política de Isenção Associativa do IBCCRIM vigente no momento da publicação deste Edital.

5.8 O(a) candidato(a) deverá escolher, quando do preenchimento do formulário de inscrição, o interesse em participar da Política de Isenção Associativa do IBCCRIM, nos termos estabelecidos neste Edital.

5.9 O resultado dos(as) candidatos(as) contemplados(as) pela Política de Isenção Associativa do IBCCRIM será divulgado no site oficial do Instituto no mesmo dia da divulgação da lista dos nomes aprovados para cursarem o Laboratório edição 2021, a saber, no dia 22/03/2021.

5.10 Caso o(a) candidato(a) se inscreva, seja aprovado(a), porém, não contemplado(a) pela Política de Isenção Associativa do IBCCRIM em virtude do limite desta, terá a possibilidade, caso se interesse, em participar do Laboratório como os(as) demais estudantes aprovados(as), desde que se torne associado(a) ao IBCCRIM no prazo entre 23 de março de 2021 a 25 de março de 2021 e encaminhe e-mail para: laboratorio@ibccrim.org.br, com o título “Quero Participar do Laboratório de Ciências Criminais 2021”, indicando o interesse em participar e informando a efetivação da associação junto ao IBCCRIM.