INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Cursos e Eventos

Grupo de Estudos Avançados - Criminologia Crítica, Sistema Penal e Direito Desigual - 2019 - Palmas/TO

O Grupo de Estudos Avançados - Criminologia Crítica, Sistema Penal e Direito Desigual (GEA-CCSDD) compõem-se de um conjunto de reuniões para estudos e debates de textos previamente selecionados pela Coordenação. Com duração de um ano, o GEA - CCSDD destina-se a graduandos ou graduados oriundos das faculdades de Direito ou demais áreas das ciências humanas e sociais.

Por meio da leitura de textos, apresentação de seminários e debate livre entre os integrantes, o GEA-CCSDD tem como objetivo estudar a questão criminal sob a ótica criminológico-crítico e Sistema Penal e Direito Desigual. Não conta, no entanto, com aulas expositivas por parte de professores, mas com a integração dos participantes por meio da exposição oral dos temas, que poderão utilizar, como apoio, material em multimídia.

Cada encontro disporá de um bloco de leitura considerado obrigatório, no qual o expositor deverá basear-se, e outro que abarca bibliografia complementar relacionada ao tema e poderá auxiliá-lo na compreensão da totalidade do assunto. Os encontros serãoconduzidos pelos coordenadores, inclusive no controle do tempo disponível para cada expositor. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível aos integrantes do GEA-CCSDD a utilização complementar de fontes não mencionadas no Cronograma apresentado.

O GEA-CCSDD visa a uma formação construtiva dos participantes por meio do estímulo ao saber crítico, acadêmico e compromissado com o amadurecimento intelectual dos integrantes. Os debates serão levados a cabo com respeito aos participantes e coordenadores, tendo em mente um tratamento com urbanidade, gentileza, cordialidade, prezando pela relação de confiança e parceria entre coordenadores e integrantes do Grupo.

O Objetivo central do GEA é conduzir o aluno à sua autonomia. Autonomia  do saber em seu percurso pela anatomia do conhecimento. Não se chega a este ponto sem bem compreender as estruturas jurídicas e sociais e menos ainda sem conseguir realizar uma crítica sobre elas. Na esteira de Foucault (1981), em Então é importante pensar?, entrevista concedida ao Libération em Maio de 1981, tem-se que a crítica pensada e buscada no GEA é aquela que desentoca o pensamento e auxilia na mudança. É aquela que aponta que as coisas não são tão evidentes quanto se acredita. “Fazer a crítica é tornar difíceis os gestos fáceis demais. Nestas condições, a crítica (e a crítica radical) é absolutamente indispensável para toda transformação.” E prossegue, “não há um tempo para a crítica e um tempo para a transformação. Não há os que fazem a crítica e os que transformam, os que estão encerrados em uma radicalidade inacessível e aqueles que são obrigados a fazer concessões necessárias ao real.” (FOUCAULT, 1981).

Período de inscrição: 10/06/2019 a 23/06/2019

Valor da Inscrição: R$ 20,00

Os interessados deverão participar de processo seletivo, composto por entrevista, que ocorrerá no dia 25 de junho de 2019, na sede da ESA.

Divulgação do resultado final: 28/06/2019

Início das aulas: 05/08/2019

Confira o Cronograna, Edital e o Regulamento

Informações: (11) 3111-1040 ramal 154 - grupodeestudos@ibccrim.org.br

Local: Sede da ESA


           


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040