INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Cursos e Eventos

Grupo de Estudos Avançados - Criminologia Crítica, Sistema Penal e Direito Desigual - 2019 - Palmas/TO

O Grupo de Estudos Avançados - Criminologia Crítica, Sistema Penal e Direito Desigual (GEA-CCSDD) compõem-se de um conjunto de reuniões para estudos e debates de textos previamente selecionados pela Coordenação. Com duração de um ano, o GEA - CCSDD destina-se a graduandos ou graduados oriundos das faculdades de Direito ou demais áreas das ciências humanas e sociais.

Por meio da leitura de textos, apresentação de seminários e debate livre entre os integrantes, o GEA-CCSDD tem como objetivo estudar a questão criminal sob a ótica criminológico-crítico e Sistema Penal e Direito Desigual. Não conta, no entanto, com aulas expositivas por parte de professores, mas com a integração dos participantes por meio da exposição oral dos temas, que poderão utilizar, como apoio, material em multimídia.

Cada encontro disporá de um bloco de leitura considerado obrigatório, no qual o expositor deverá basear-se, e outro que abarca bibliografia complementar relacionada ao tema e poderá auxiliá-lo na compreensão da totalidade do assunto. Os encontros serãoconduzidos pelos coordenadores, inclusive no controle do tempo disponível para cada expositor. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível aos integrantes do GEA-CCSDD a utilização complementar de fontes não mencionadas no Cronograma apresentado.

O GEA-CCSDD visa a uma formação construtiva dos participantes por meio do estímulo ao saber crítico, acadêmico e compromissado com o amadurecimento intelectual dos integrantes. Os debates serão levados a cabo com respeito aos participantes e coordenadores, tendo em mente um tratamento com urbanidade, gentileza, cordialidade, prezando pela relação de confiança e parceria entre coordenadores e integrantes do Grupo.

O Objetivo central do GEA é conduzir o aluno à sua autonomia. Autonomia  do saber em seu percurso pela anatomia do conhecimento. Não se chega a este ponto sem bem compreender as estruturas jurídicas e sociais e menos ainda sem conseguir realizar uma crítica sobre elas. Na esteira de Foucault (1981), em Então é importante pensar?, entrevista concedida ao Libération em Maio de 1981, tem-se que a crítica pensada e buscada no GEA é aquela que desentoca o pensamento e auxilia na mudança. É aquela que aponta que as coisas não são tão evidentes quanto se acredita. “Fazer a crítica é tornar difíceis os gestos fáceis demais. Nestas condições, a crítica (e a crítica radical) é absolutamente indispensável para toda transformação.” E prossegue, “não há um tempo para a crítica e um tempo para a transformação. Não há os que fazem a crítica e os que transformam, os que estão encerrados em uma radicalidade inacessível e aqueles que são obrigados a fazer concessões necessárias ao real.” (FOUCAULT, 1981).

Período de inscrição: 10/06/2019 a 23/06/2019

Valor da Inscrição: R$ 20,00

Os interessados deverão participar de processo seletivo, composto por entrevista, que ocorrerá no dia 25 de junho de 2019, na sede da ESA.

Divulgação do resultado final: 28/06/2019

LISTA DE APROVADOS/AS

ADELAIDE GOMES DE ARAUJO FRANCO
ALESSANDRO HOFMANN TEIXEIRA MENDES
ANA LUÍZA MÜLLER
ARLLYLIAN PAULA DA SILVA
CAROLINA ROVERONI
DIVINO DO NASCIMENTO REGO JUNIOR
ELANNY STÉFANI LIMA VIEIRA DOS SANTOS
GEORGE DA SILVA OLIVEIRA
JÚLIA CERUTTI DAL BOSCO
LAÍS CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA
LEOSSANDRO DE SOUSA VILA NOVA
LUCIANA ÁVILA ZANOTELLI
MÁRCIA GOMES DE MOURA
MATEUS PEREIRA GOMES
PRISCILA ERNESTO ARAGÃO
RAYSSA MICAELLE DA SILVA HAWERROTH
SABRINA DE FATIMA GOMES DA CUNHA
STEFANNY VIANA MARTINS
TAWANNE RODRIGUES BENÍCIO
THALITA ALVES PAVUNA
YOHANA SANTOS AIRES FERREIRA

Início das aulas: 05/08/2019

Confira o Cronograna, Edital e o Regulamento

Informações: (11) 3111-1040 ramal 154 - grupodeestudos@ibccrim.org.br

Local: Sede da ESA


           


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040