INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Cursos e Eventos

Grupo de Estudos Avançados - Escolas Penais- 2020 - Campo Grande/MS

Grupo de Estudos Avançados - Escolas Penais- 2020 - Campo Grande/MS

 O Grupo de Estudos Avançados - GEA é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais que busca estimular e divulgar a reflexão sobre temas relevantes, nas ciências criminais, a partir de encontros em que são debatidos textos previamente selecionados pela Coordenação. As atividades do GEA têm frequência mensal e duração de um ano, destinando-se a graduandos ou graduados oriundos das faculdades de Direito ou demais áreas das Ciências Humanas e Sociais.

O GEA tem como foco promover o aprofundamento crítico dos alunos, desenvolvendo ferramentas que auxiliem a compreensão da questão criminal no Brasil e no mundo,  por meio da leitura de textos, apresentação de seminários e debate livre entre os integrantes. Nesse sentido, as reuniões se desenvolvem a partir da interação dos alunos,  nas exposições orais e não no formato de aulas expositivas. 

Todos os membros deverão ler a bibliografia mínima indicada e participar dos debates como requisito de permanência no Grupo. Os textos indicados como obrigatórios serão objeto de apresentação e discussão. A exposição se dará, a princípio, de forma voluntária e, em último caso, serão sorteados membros para fazê-la. Os coordenadores presentes mediarão o debate e, ao final, buscarão conduzir a construção de uma síntese coletiva dos pontos teóricos abordados.

Para cada encontro será disponibilizado um bloco de leituras formado por textos obrigatórios, que serão expostos pelos membros voluntários e textos complementares cujo objetivo é auxiliar a compreensão do assunto. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível aos alunos a utilização de fontes não mencionadas no Cronograma apresentado.

O objetivo do GEA é proporcionar uma formação construtiva ao aluno por meio do estímulo ao saber crítico, acadêmico e compromissado com o amadurecimento intelectual. Os debates serão levados a cabo com respeito, urbanidade, gentileza e cordialidade; prezando pela relação de confiança e parceria.

O processo seletivo é composto por duas fases: prova escrita online e entrevista com a Coordenação do curso.

Prazo prorrogado até: 17/02/2020

Valor da Inscrição: R$ 20,90

Primeira Fase do Processo Seletivo (Prova Escrita online): NOVA DATA: De 19/02/2020 a 20/02/2020 

Resultado da Primeira Fase do Processo Seletivo: 04/03/2020

Segunda Fase do Processo Seletivo (Entrevista): 13/03/2020, entre 9:00 e 17:00. Cada candidato receberá por e-mail seu período específico.

Divulgação do resultado final: 16/03/2020

Início das aulas: 18/03/2020

Confira o Edital e o Regulamento (ATENÇÃO: AS DATAS DO PROCESSO SELETIVO FORAM PRORROGADAS. EDITAL E REGULAMENTO SEGUEM COM AS DATAS ANTERIORES.)   

 

Informações: (11) 3111-1040 ramal 178 - grupodeestudos@ibccrim.org.br

Local: Sede da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Rua Raul Pires Barbosa, 1519, Chácara Cachoeira, Campo Grande/MS, às quartas-feiras, das 18h às 20h


           


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040