06 de Abril de 2020

13/04: IBCCRIM e Instituto Avon lançam publicação digital e novas vagas para curso on-line sobre violência doméstica e de gênero

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e o Instituto Avon lançam no próximo dia 13 de abril, segunda-feira, a publicação digital Caminhos contra a violência doméstica e de gênero: relatos, aprendizagens e afetos, que traz ensaios e reflexões sobre as múltiplas dimensões de violência vividas por mulheres e as diferentes formas de enfrentá-las.  

Além de textos de especialistas e pesquisadoras sobre o tema, a publicação também traz relatos de alunos e alunas que participaram de edições do curso gratuito O atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero, promovido pelo IBCCRIM e pelo Instituto Avon e coordenado por Rute Alonso e Thayná Yaredy.

Este curso será reaberto – com inscrições gratuitas – também no dia 13 de abril, com 1 mil vagas para a modalidade EAD, com aulas disponíveis na plataforma EADBOX. Interdisciplinares, as aulas discutirão as múltiplas dimensões da violência doméstica e analisarão os instrumentos de proteção e a rede de atendimento às mulheres no enfrentamento às violências de gênero. Inscrições no link. 

O curso tem carga horária de 24 horas e terá certificado de conclusão oferecido pelo IBCCRIM e pelo Instituto Avon. 

Realizado em 2019 e relançado no dia 30 de março, o curso atingiu em menos de 20 horas o limite máximo de 3 mil vagas disponíveis. Agora, junto com a publicação digital feita em parceria com o Instituto Avon, o IBCCRIM reabre as inscrições. 

No dia 13, fique ligada(o) no site do IBCCRIM para ter acesso à publicação e garantir a sua vaga no curso "O atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero”. Inscrições no link. 

Confira o cronograma das aulas:

Teorias de gênero: noções. Marcadores sociais da diferença

Professora: Marina Ganzarolli

A Saúde e o enfrentamento à violência contra as mulheres

Professora: Maria Fernanda Terra

Críticas e perspectivas de formas alternativas de resolução do conflito doméstico

Professora: Amelinha Teles

Aspectos legais da violência doméstica e a Lei Maria da Penha

Professora: Nalida Coelho Monte

Lei Maria da Penha: aspectos do direito de família e cível

Professora: Julia dos Santos Drummond

Lei Maria da Penha e o Direito Penal

Professora: Isadora Brandão

Poder Judiciário: O funcionamento do Juizado de Violência Doméstica e Familiar

Professora: Teresa Cristina Cabral Santana

Ministério Público: O funcionamento do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica

Professora: Silvia Chakian de Toledo Santos