19 de Março de 2020

IBCCRIM lança curso de Criminologia 100% EAD
Essa notícia possui um arquivo, clique aqui para visualizar.

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) inaugura o curso “Novas Perspectivas da Criminologia”, o primeiro do Instituto em formato 100% EAD.

Composto por seis aulas, disponíveis na plataforma EADBOX, esta edição abordará de forma minuciosa conceitos atuais e relevantes, que ajudarão a compreender fenômenos da atualidade relacionados à criminalidade, ao criminoso, à vítima e ao controle social.

As inscrições estão abertas no site do IBCCRIM e associados e associadas ao Instituto têm 25% no valor do curso.

A primeira aula – apresentada pelo professor titular da Faculdade de Direito da USP, Sérgio Salomão Shecaira, um dos fundadores do IBCCRIM e membro do Conselho Consultivo do Instituto – traça um panorama das correntes criminológicas estudadas ao longo do tempo, como as Teorias do Consenso, as do Conflito e a Criminologia Crítica.

A partir dos conceitos trazidos sobretudo pela Criminologia Crítica, que surgiu em meados dos anos 1970, o curso do IBCCRIM traz novos temas que atravessam e atualizam esse campo, como as Criminologias Feminista, Queer e Cultural, sob a perspectiva do sul global, além de abordar a restrição ao voto dos condenados no Brasil e a dinâmica das mulheres na expansão do direito penal. “São discussões de temas poucos versados pela criminologia tradicional”, afirma Shecaira.

Conheça a grade do curso:

AULA 1:
Introdução ao curso – Prof. Sérgio Salomão Shecaira

AULA 2:
Cárcere e voto: a morte social pela suspensão de direitos políticos do condenado – Prof. Luigi Giuseppe Barbieri Ferrarini

AULA 3:
Criminologia Queer – Profª. Clara Masiero
AULA 4:
Criminologia cultural sob a ótica do sul global – Profª. Julia de Moraes Almeida

AULA 5:
Criminologias: a teoria feminista e o sistema jurídico – Profª. Fátima Cabral

AULA 6:
As mulheres nas teias da expansão do sistema penal: autoras e vítimas – Profª. Mariana Lins de Carli Silva
 
Estude no seu tempo

As aulas serão disponibilizadas na plataforma EADBOX, na qual o estudante inscrito pode assistir ao conteúdo em até 7 dias, no horário em que quiser, para registro de frequência. A plataforma também permite baixar os materiais de cada aula, enviar perguntas e emitir o certificado de conclusão, que só será
disponibilizado após todas a transmissão até o fim de todas as aulas.