13 de Julho de 2020

17/7: Evento gratuito debate pandemia de covid-19 e sistema socioeducativo

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) promove no dia 17 de julho, às 17h, o webinar “Covid-19: efeitos da pandemia no sistema socioeducativo”. O evento é gratuito e será transmitido pela página do IBCCRIM no Facebook e no canal do Instituto no YouTube. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O debate acontece uma semana após a apresentação no Câmara dos Deputados do Projeto de Lei nº 3.668/2020, que regulamenta a aplicação e a execução de medidas socioeducativas durante a pandemia.

Na mesma semana em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, o debate discutirá como a pandemia tem afetado o sistema socioeducativo no Brasil e analisará o contágio por coronavírus entre adolescentes em conflito com a lei, além de técnicos e agentes que atuam em unidades socioeducativas.

Conheça abaixo os(as) participantes:

Hugo Fernandes Matias: coordenador de Direitos Humanos e de Infância e Juventude da instituição. Foi Coordenador do Comitê Estadual para Prevenção e Erradicação da Tortura (CEPET-ES)

Jair Silveira Cordeiro: Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela PUCRS. Mestre em Direito pela LaSalle. Atualmente cursa o pós-doutorado em Direito na LaSalle. Professor no curso de Especialização da Uniritter. Agente Socioeducador na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul.

Mayara Silva de Souza: Advogada do Projeto Justiça Juvenil (Programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana)

Thaisi Bauer:  Coordenadora de Projeto do Gabinete de assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP/PE)

Mariana Chies (moderação): socióloga e pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). É doutora em Sociologia (UFRGS), mestra em Ciências Criminais (PUC-RS). Coordenadora-Chefe do Departamento da Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)