14 de Julho de 2020

Encerrado processo seletivo de bolsas de estudos para cursos do 2º semestre

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), por meio do Departamento de Bolsas, encerrou o processo seletivo de bolsas de estudos para cursos do 2º semestre. As vagas disponíveis se esgotaram no dia 14 de julho. 

As pessoas selecionadas receberão um e-mail informando a data da entrevista, que será feita à distância entre os dias 6 a 26 de agosto de 2020, conforme o edital. 

Foram disponibilizadas 10 bolsas para cada curso de curta duração e outras 10 para cada curso 100% EAD. De acordo com o edital, o limite de inscrições era de 5 candidatos(as) por vaga e, quando atingido o número de pessoas interessadas, o sistema bloqueou automaticamente novas inscrições. 

Confira o edital: http://ibccrim.org.br/media/documentos/doc-06-07-2020-17-41-53-700082.pdf

O processo seletivo contemplou pessoas que se autodeclararam pretas, pardas ou indígenas, travestis ou transexuais, além de advogadas(os) populares ou demais profissionais que, comprovadamente, atuam em defesa dos Direitos Humanos. O edital também previu a seleção de pessoas egressas do sistema prisional e de pessoas que, comprovadamente, se encontram em situação de vulnerabilidade econômica.

Conheça os cursos do IBCCRIM para o segundo semestre de 2020. Em razão da pandemia, os cursos serão ofertados na modalidade à distância.


Cursos de curta duração


  • Metodologia em Pesquisa em Ciências Criminais – 10 bolsas
  • Investigação Defensiva – 10 bolsas
  • Justiça Juvenil e Sistema Socioeducativo – 10 bolsas
  • Investigação Corporativa – 10 bolsas


Cursos 100% EAD