08 de Março de 2021

08 de março: IBCCRIM reafirma o seu compromisso com a luta pela paridade de gênero

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) acompanha diariamente as discussões sobre violência e desigualdade de gênero. No ano de 2020, os índices de feminicídios e homicídios femininos cresceram no país. 

Diante desse cenário estarrecedor, o IBCCRIM tem reagido — assim como fez ao longo de sua história na defesa das garantias fundamentais. 

Nas formações e eventos, nas intervenções junto às instituições de Justiça, na atuação conjunta com as demais organizações parceiras preocupadas e interessadas em combater a desigualdade social, o IBCCRIM pauta e propõe ações para a romper com as estruturas que legitimam a violência contra as mulheres e a desigualdade de gênero.  

O IBCCRIM acredita que a presença de mulheres nos espaços de poder — e destacamos os esforços desta gestão para ampliar a presença feminina no quadro associativo do Instituto e demais instâncias — é premente não por mera adequação, mas porque a diversidade e pluralidade de vozes e corpos é a essência de construções coletivas sólidas. Precisamos das mulheres nos espaços decisórios.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, reafirmamos o compromisso do IBCCRIM com a luta pela paridade de gênero e reforçamos nosso comprometimento com a construção de uma sociedade justa e uma justiça efetiva. A todas as mulheres que integram o IBCCRIM o nosso agradecimento. Vocês tornam o Instituto mais forte e consistente.

Confira alguns itens do acervo do IBCCRIM que abordam questões de gênero a partir de diferentes perspectivas que impactam o debate dentro e fora do campo do direito. Os conteúdos exclusivos para associadas(os) estão abertos.

Boletim IBCCRIM - Questões de Gênero 

RBCCRIM Dossiê Especial - Gênero e Sistema Punitivo  

Caminhos contra a violência doméstica e de gênero: relatos, aprendizagens e afetos, publicado em parceria com o Instituto Avon 

Podcast Vire a Chave - Violência contra a mulher