INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Podcast


O IBCCRIM lançou em 2019 o podcast quinzenal “Vire a Chave”. Os episódios discutem temas atuais sobre ciências criminais sempre com uma abordagem interdisciplinar, trazendo convidados e convidadas de múltiplas áreas das ciências humanas e do meio cultural também.

O Vire a Chave está disponível no Spotify e no SoundCloud e é produzido pelo Núcleo de Comunicação do IBCCRIM. O programa é gravado no estúdio da Central3, em São Paulo, e conta também com participações de convidados à distância.

É possível enviar perguntas e comentários sobre o podcast pelo e-mail podcast@ibccrim.org.br, pelas redes sociais do Instituto e pelo WhatsApp do IBCCRIM: 11 94327-8374

Vire a Chave #9 - Crime organizado

Neste episódio, o Vire a Chave debate crime organizado no Brasil, analisando a dinâmica das milícias e de facções criminosas, além do papel do Estado, da política e do sistema de justiça criminal nesse cenário.

Com a participação de:

BRUNO PAES MANSO: jornalista, doutor em Ciência Política pela USP e membro do NEV-USP, além de coautor do livro "A guerra: ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil"

LENIN PIRES: antropólogo, professor do Dpto. de Segurança Pública da UFF e diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração e Conflitos da UFF;

MARIA ISABEL COUTO: doutora em Sociologia pela UERJ e gestora da plataforma Fogo Cruzado (fogocruzado.org.br).

SPOTIFY |SOUNDCLOUD

Vire a Chave #8 – Colaboração premiada

Neste episódio, o Vire a Chave debate um tema polêmico dentro e fora do mundo jurídico: a delação premiada. Esse instituto ficou bastante conhecido no Brasil no início da Operação Lava Jato, em 2014, mas foi uma lei criada um ano antes que regulamentou esses acordos do propostos pelo MP.

O Vire a Chave discute como funcionam as colaborações premiadas, para quem e por quem elas são aplicadas e quais seus resultados na prática.

Com a participação de:

MAÍRA FERNANDES - Advogada criminalista, mestra em Direito pela UFRJ e coordenadora estadual do IBCCRIM no Rio de Janeiro

MARCELO GODOY - Jornalista do Estado de S. Paulo e vencedor do Prêmio Jabuti pelo livro "A casa da vovó: uma biografia do DOI-CODI"

MATHEUS FALIVENE - Advogado, mestre e doutor em Direito Penal pela USP

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave #7 - Massacre do Carandiru

Nesta edição, o Vire a Chave traz o episódio piloto do podcast do IBCCRIM. Gravado em janeiro de 2019, quando o Vire a Chave era apenas um projeto embrionário, este programa debate o Massacre do Carandiru e seus efeitos na política penitenciária do país. Em 1992, a PM de São Paulo executou 111 pessoas presas na Casa de Detenção após tentar conter uma rebelião no local. O episódio, que completou 27 anos em outubro de 2019, motivou a fundação do IBCCRIM, em outubro de 1992.

Com a participação de:

CAMILA NUNES DIAS: socióloga, professora da UFABC e autora livro "PCC: hegemonia nas prisões e monopólio da violência" e coautora da obra “A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil”

JOCENIR PRADO: escritor e autor dos versos que inspiraram a música “Diário de um detento”, gravada nos anos 90 pelo grupo de rap Racionais MCs

SÉRIO SALOMÃO SHECAIRA: professor titular da Faculdade de Direito da USP e um dos fundadores do IBCCRIM.

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave Especial #seminario25 | Maria Elizabeth Queijo

O último episódio especial gravado durante o 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais traz a advogada Maria Elizabeth Queijo para debater os desafios da advocacia criminal no Brasil em um país onde o direito de defesa está sob forte ataque. Advogada há mais de 30 anos e doutora em Processo Penal pela USP, Queijo comenta neste episódio a Lei de Abuso de Autoridade, o chamado "tribunal da mídia", investigação defensiva e o que mudou no exercício da advocacia nas últimas décadas.

Com a participação de:

MARIA ELIZABETH QUEIJO: advogada, professora e doutora em Processo Penal pela USP

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave Especial #seminario25 | Roberto Tardelli

Na ocasião do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM, o 'Vire a Chave' recebeu Roberto Tardelli, ex-procurador de Justiça, advogado e coordenador de Comunicação do IBCCRIM. No podcast, a discussão foi sobre a Justiça Criminal no Brasil: passado, presente e futuro. No podcast, Tardelli faz um balanço sobre o que mudou e os desafios ainda pendentes em nosso ordenamento jurídico. "Por várias razões, eu andei nas periferias, em lugares que eu não conheço quem tenha ido. A Justiça Criminal nesses espaços é representada pela Polícia Militar e essa representação é péssima, pois a PM é altamente violenta, altamente racista e seletiva. No entanto, é a única Polícia que se dispõe, ou seja, é a única polícia que pode ser chamada. É uma relação ambígua que se desenvolve com os agentes da Justiça Criminal: ao mesmo tempo que eles necessitam de nós, ao mesmo tempo nós os aterrorizamos", analisa Tardelli.

Com a participação de:

ROBERTO TARDELLI: advogado e ex-Promotor de Justiça do Estado de São Paulo

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave Especial #seminario25 | Glenn Greenwald

Na ocasião do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM, o podcast 'Vire a Chave' recebeu Glenn Greenwald, jornalista e editor do The Intercept Brasil — site responsável pela divulgação dos vazamentos de mensagens da operação Lava Jato.

Com a participação especial de Rafael Borges, advogado e apresentador do podcast 'Segurança dos Direitos' e de Carla Silene, diretora do IBCCRIM, a edição especial do podcast discute a politização do judiciário, os limites da liberdade de expressão e a reconfiguração da vida política brasileira após as mensagens vazadas da Operação Lava Jato.

Com a participação de:

GLENN GREENWALD: jornalista, fundador dos sites The Intercept e The Intercept Brasil

RAFAEL BORGES: advogado e apresentador do podcast "Segurança dos direitos"

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

EPISÓDIOS:

VIRE A CHAVE #6 - Violência contra a mulher e violência de gênero

Neste episódio, o 'Vire a Chave' discute violência contra mulher e violência de gênero. No Brasil, as ocorrências de feminicídio aumentaram 12% de 2017 para 2018, segundo o Atlas da Violência. No ano de 2018, foram registrados 1.173 casos, 76% deles cometidos pelo parceiro ou ex-companheiro da vítima. Além de um balanço sobre a Lei Maria da Penha, o podcast também discute outras formas de violência cometidas contra mulheres e convida as debatedoras para analisarem o papel da mídia na representação de mulheres e na cobertura de casos sobre violência doméstica.

Com a participação de:

JACIRA VIEIRA DE MELO:
filósofa, mestre em Ciências da Comunicação e diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão

MARIA SYLVIA OLIVEIRA:
advogada e presidenta do Geledés - Instituto da Mulher Negra

RUTE ALONSO:
advogada, vice-presidenta da União de Mulheres de São Paulo, co-coordenadora do Promotoras Legais Populares e coordenadora do Centro de Defesa e Convivência de Mulheres.

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave #5 – Sistema prisional brasileiro

Neste episódio, o Vire a Chave debate sistema prisional brasileiro. O Brasil possui a 3ª maior população carcerária do mundo, com mais de 800 mil pessoas privadas de liberdade. No programa, debatemos causas e efeitos do encarceramento em massa no país, direito de voto de pessoas presas, privatização de presídios e APACs e prisão em segunda instância. O episódio também traça um panorama das políticas criminais e penitenciárias implementadas no Brasil nas últimas décadas e comenta os massacres em presídios no Norte do país.

Com a participação de:

GABRIELLE NASCIMENTO:
Pastoral Carcerária e Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo

LUÍS CARLOS VALOIS:
Mestre e doutor em Direito Penal pela USP. Juiz de execução penal do Amazonas. Membro da Diretoria do IBCCRIM

LEONARDO BIAGIONI:
Defensor Público do Estado de São Paulo. Membro do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da DPESP

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave #4 – Sistema de Justiça, Orçamento Público e Desigualdades

“Em 2018, sob a vigência da PEC dos Gastos Públicos, as carreiras jurídicas conseguem, via negociação com o executivo federal, a revisão do valor do teto remuneratório para quase 40 mil reais. Isso dá a dimensão de qual é a força política dessas carreiras – lembrando que elas são as responsáveis, no caso do MP, de promover ações penais e, no caso do Judiciário, julgar essas ações”.

Neste episódio, o Vire a Chave discute como as carreiras jurídicas se relacionam com os Poderes Executivo e Legislativo para manter seus privilégios – e como a justiça criminal é usada como moeda de troca nessa relação.

O programa traz dados importantes sobre os recursos dos orçamentos estaduais destinados à folha de pagamento de membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e dos Tribunais de Justiça de algumas regiões do país e como decisões de 1º grau que contrariam os interesses do poder Executivo podem ser revertidas de forma monocrática pelos presidentes dos TJs (suspensão de segurança).

Com a participação de:

BRUNO SHIMIZU:
Defensor público do Estado de São Paulo e vice-presidente do IBCCRIM. Mestre e doutor em direito penal pela USP

LUCIANA ZAFFALON:
Advogada. Mestre e doutora em Administração Pública pela FGV-SP. COORDENADORA DA PLATAFORMA JUSTA:
WWW.JUSTA.ORG.BR

RENAN INQUÉRITO:
rapper. Mestre e doutorando em Geografia pela Unesp.

SPOFITY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave #3 – O que é Plea Bargain? | Pacote 'anticrime', Sérgio Moro

No novo episódio do podcast 'Vire a Chave', o IBCCRIM discute o plea bargain: o que é, quais seus limites, onde é aplicado e quais as consequências de sua implementação no ordenamento jurídico brasileiro.

Previsto no "Pacote Anticrime”, elaborado pelo ministro Sergio Moro, o plea bargain é uma negociação na qual a pessoa acusada confessa um crime em troca de uma pena supostamente mais branda do que a que receberia se fosse condenada após a produção de provas.

Com a participação de:

BEATRIZ CORRÊA CAMARGO:
professora de Direito Penal da Universidade Federal de Uberlândia

LAURA CAPRIGLIONE:
Jornalista. Fundadora da Rede Jornalistas Livres. Foi editora do jornal Folha de S. Paulo, onde cobriu segurança pública por uma década.

THIAGO BOTTINO:
professor da FGV Direito Rio e membro do Departamento de Estudos e Projetos Legislativos do IBCCRIM.

Participação por WhatsApp:

Aury Lopes Jr:
Advogado e processualista Aury Lopes Jr, professor da PUC-RS.

SPOFITY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave #2 – Política de drogas

O segundo episódio do Vire a Chave debate política de drogas no Brasil e no mundo com análises sobre os efeitos da guerra às drogas pela perspectiva social, jurídica e de saúde pública. Neste programa, discutimos o julgamento que pode descriminalizar o uso de drogas (e que foi adiado pelo STF), a nova política nacional de drogas aprovada pelo governo Bolsonaro, além da seletividade do sistema de justiça em casos de tráfico de drogas e o avanço das legislações internacionais com relação à maconha

Com a participação de:

ANDREA GALLASSI:
professora de Terapia Ocupacional da UnB e Coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília.

CRISTIANO MARONNA:
Advogado, presidente do Conselho do IBCCRIM e secretário executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas

NATHÁLIA OLIVEIRA:
Socióloga, coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e presidenta do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool.

SPOFITY | SOUNDCLOUD

Vire a Chave #1 – Genocídio da população negra:

O Brasil registrou 65,6 mil assassinatos somente em 2017. 75% das vítimas eram negras. Em 2018, policiais foram responsáveis pela morte de mais de 6 mil pessoas – uma média de 17 mortos por dia. A maioria também era negra. No sistema prisional brasileiro também há mais negros privados de liberdade do que brancos: 64% da terceira maior população carcerária do mundo é composta por pessoas negras. O episódio piloto do Vire a Chave, o podcast do IBCCRIM, debate o cenário por trás desses números. Seletividade da justiça criminal, racismo estrutural e institucional e formas indiretas de extermínio da população e da cultura negras são os temas deste episódio.

Com a participação de:

AKINS KINTÊ:
Poeta, autor e diretor. Escreveu Muzimba – Na Humildade Sem Maldade e dirigiu os curtas-metragens “Vaguei nos livros e me sujei com a m...toda e do documentário” e “Várzea: a bola rolada na beira do coração”.

JUAREZ XAVIER:
Doutor em Ciências pelo Prolam - Programa de Integração da América Latina da USP. Professor de Jornalismo e coordenador do Núcleo Negro da Unesp.

LORRAINE CARVALHO:
advogada, mestranda em Direitos Humanos pela USP e supervisora do Núcleo de Atuação Política do IBCCRIM

SPOFITY | SOUNDCLOUD



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040