INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Podcast


 

O IBCCRIM lançou em 2019 o podcast quinzenal “Vire a Chave”. Os episódios discutem temas atuais sobre ciências criminais sempre com uma abordagem interdisciplinar, trazendo convidados e convidadas de múltiplas áreas das ciências humanas e do meio cultural também.

O Vire a Chave está disponível no Spotify e no SoundCloud e é produzido pelo Núcleo de Comunicação do IBCCRIM. O programa é gravado no estúdio da Central3, em São Paulo, e conta também com participações de convidados à distância.

É possível enviar perguntas e comentários sobre o podcast pelo e-mail podcast@ibccrim.org.br, pelas redes sociais do Instituto e pelo WhatsApp do IBCCRIM: 11 94327-8374

 

Vire a Chave Especial #seminario25 | Maria Elizabeth Queijo

O último episódio especial gravado durante o 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais traz a advogada Maria Elizabeth Queijo para debater os desafios da advocacia criminal no Brasil em um país onde o direito de defesa está sob forte ataque. Advogada há mais de 30 anos e doutora em Processo Penal pela USP, Queijo comenta neste episódio a Lei de Abuso de Autoridade, o chamado "tribunal da mídia", investigação defensiva e o que mudou no exercício da advocacia nas últimas décadas.

Com a participação de:

MARIA ELIZABETH QUEIJO: advogada, professora e doutora em Processo Penal pela USP

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

 

Vire a Chave Especial #seminario25 | Roberto Tardelli

Na ocasião do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM, o 'Vire a Chave' recebeu Roberto Tardelli, ex-procurador de Justiça, advogado e coordenador de Comunicação do IBCCRIM. No podcast, a discussão foi sobre a Justiça Criminal no Brasil: passado, presente e futuro. No podcast, Tardelli faz um balanço sobre o que mudou e os desafios ainda pendentes em nosso ordenamento jurídico. "Por várias razões, eu andei nas periferias, em lugares que eu não conheço quem tenha ido. A Justiça Criminal nesses espaços é representada pela Polícia Militar e essa representação é péssima, pois a PM é altamente violenta, altamente racista e seletiva. No entanto, é a única Polícia que se dispõe, ou seja, é a única polícia que pode ser chamada. É uma relação ambígua que se desenvolve com os agentes da Justiça Criminal: ao mesmo tempo que eles necessitam de nós, ao mesmo tempo nós os aterrorizamos", analisa Tardelli.

Com a participação de:

ROBERTO TARDELLI: advogado e ex-Promotor de Justiça do Estado de São Paulo

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

 

Vire a Chave Especial #seminario25 | Glenn Greenwald

Na ocasião do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM, o podcast 'Vire a Chave' recebeu Glenn Greenwald, jornalista e editor do The Intercept Brasil — site responsável pela divulgação dos vazamentos de mensagens da operação Lava Jato.

Com a participação especial de Rafael Borges, advogado e apresentador do podcast 'Segurança dos Direitos' e de Carla Silene, diretora do IBCCRIM, a edição especial do podcast discute a politização do judiciário, os limites da liberdade de expressão e a reconfiguração da vida política brasileira após as mensagens vazadas da Operação Lava Jato.

Com a participação de:

GLENN GREENWALD: jornalista, fundador dos sites The Intercept e The Intercept Brasil

RAFAEL BORGES: advogado e apresentador do podcast "Segurança dos direitos"

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

EPISÓDIOS:

VIRE A CHAVE #6 - Violência contra a mulher e violência de gênero

Neste episódio, o 'Vire a Chave' discute violência contra mulher e violência de gênero. No Brasil, as ocorrências de feminicídio aumentaram 12% de 2017 para 2018, segundo o Atlas da Violência. No ano de 2018, foram registrados 1.173 casos, 76% deles cometidos pelo parceiro ou ex-companheiro da vítima. Além de um balanço sobre a Lei Maria da Penha, o podcast também discute outras formas de violência cometidas contra mulheres e convida as debatedoras para analisarem o papel da mídia na representação de mulheres e na cobertura de casos sobre violência doméstica.

Com a participação de:

JACIRA VIEIRA DE MELO: 
filósofa, mestre em Ciências da Comunicação e diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão

MARIA SYLVIA OLIVEIRA:
 advogada e presidenta do Geledés - Instituto da Mulher Negra

RUTE ALONSO:
 advogada, vice-presidenta da União de Mulheres de São Paulo, co-coordenadora do Promotoras Legais Populares e coordenadora do Centro de Defesa e Convivência de Mulheres.

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

 

Vire a Chave #5 – Sistema prisional brasileiro

Neste episódio, o Vire a Chave debate sistema prisional brasileiro. O Brasil possui a 3ª maior população carcerária do mundo, com mais de 800 mil pessoas privadas de liberdade. No programa, debatemos causas e efeitos do encarceramento em massa no país, direito de voto de pessoas presas, privatização de presídios e APACs e prisão em segunda instância. O episódio também traça um panorama das políticas criminais e penitenciárias implementadas no Brasil nas últimas décadas e comenta os massacres em presídios no Norte do país.

Com a participação de:

GABRIELLE NASCIMENTO:
Pastoral Carcerária e Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo

LUÍS CARLOS VALOIS:
Mestre e doutor em Direito Penal pela USP. Juiz de execução penal do Amazonas. Membro da Diretoria do IBCCRIM

LEONARDO BIAGIONI:
Defensor Público do Estado de São Paulo. Membro do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da DPESP

SPOTIFY | SOUNDCLOUD

 

Vire a Chave #4 – Sistema de Justiça, Orçamento Público e Desigualdades

“Em 2018, sob a vigência da PEC dos Gastos Públicos, as carreiras jurídicas conseguem, via negociação com o executivo federal, a revisão do valor do teto remuneratório para quase 40 mil reais. Isso dá a dimensão de qual é a força política dessas carreiras – lembrando que elas são as responsáveis, no caso do MP, de promover ações penais e, no caso do Judiciário, julgar essas ações”.

Neste episódio, o Vire a Chave discute como as carreiras jurídicas se relacionam com os Poderes Executivo e Legislativo para manter seus privilégios – e como a justiça criminal é usada como moeda de troca nessa relação.

O programa traz dados importantes sobre os recursos dos orçamentos estaduais destinados à folha de pagamento de membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e dos Tribunais de Justiça de algumas regiões do país e como decisões de 1º grau que contrariam os interesses do poder Executivo podem ser revertidas de forma monocrática pelos presidentes dos TJs (suspensão de segurança).

Com a participação de:

BRUNO SHIMIZU:
Defensor público do Estado de São Paulo e vice-presidente do IBCCRIM. Mestre e doutor em direito penal pela USP

LUCIANA ZAFFALON:
Advogada. Mestre e doutora em Administração Pública pela FGV-SP. COORDENADORA DA PLATAFORMA JUSTA:
WWW.JUSTA.ORG.BR

RENAN INQUÉRITO:
rapper. Mestre e doutorando em Geografia pela Unesp.

SPOFITY | SOUNDCLOUD

 

Vire a Chave #3 – O que é Plea Bargain? | Pacote 'anticrime', Sérgio Moro

No novo episódio do podcast 'Vire a Chave', o IBCCRIM discute o plea bargain: o que é, quais seus limites, onde é aplicado e quais as consequências de sua implementação no ordenamento jurídico brasileiro.

Previsto no "Pacote Anticrime”, elaborado pelo ministro Sergio Moro, o plea bargain é uma negociação na qual a pessoa acusada confessa um crime em troca de uma pena supostamente mais branda do que a que receberia se fosse condenada após a produção de provas.

Com a participação de:

BEATRIZ CORRÊA CAMARGO:
professora de Direito Penal da Universidade Federal de Uberlândia

LAURA CAPRIGLIONE:
Jornalista. Fundadora da Rede Jornalistas Livres. Foi editora do jornal Folha de S. Paulo, onde cobriu segurança pública por uma década.

THIAGO BOTTINO:
professor da FGV Direito Rio e membro do Departamento de Estudos e Projetos Legislativos do IBCCRIM.

Participação por WhatsApp:

Aury Lopes Jr:
Advogado e processualista Aury Lopes Jr, professor da PUC-RS.

SPOFITY | SOUNDCLOUD

 

Vire a Chave #2 – Política de drogas

O segundo episódio do Vire a Chave debate política de drogas no Brasil e no mundo com análises sobre os efeitos da guerra às drogas pela perspectiva social, jurídica e de saúde pública. Neste programa, discutimos o julgamento que pode descriminalizar o uso de drogas (e que foi adiado pelo STF), a nova política nacional de drogas aprovada pelo governo Bolsonaro, além da seletividade do sistema de justiça em casos de tráfico de drogas e o avanço das legislações internacionais com relação à maconha

Com a participação de:

ANDREA GALLASSI:
professora de Terapia Ocupacional da UnB e Coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília.

CRISTIANO MARONNA:
Advogado, presidente do Conselho do IBCCRIM e secretário executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas

NATHÁLIA OLIVEIRA:
Socióloga, coordenadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e presidenta do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool.

SPOFITY | SOUNDCLOUD

 

Vire a Chave #1 – Genocídio da população negra:

O Brasil registrou 65,6 mil assassinatos somente em 2017. 75% das vítimas eram negras. Em 2018, policiais foram responsáveis pela morte de mais de 6 mil pessoas – uma média de 17 mortos por dia. A maioria também era negra. No sistema prisional brasileiro também há mais negros privados de liberdade do que brancos: 64% da terceira maior população carcerária do mundo é composta por pessoas negras. O episódio piloto do Vire a Chave, o podcast do IBCCRIM, debate o cenário por trás desses números. Seletividade da justiça criminal, racismo estrutural e institucional e formas indiretas de extermínio da população e da cultura negras são os temas deste episódio.

Com a participação de:

AKINS KINTÊ:
Poeta, autor e diretor. Escreveu Muzimba – Na Humildade Sem Maldade e dirigiu os curtas-metragens “Vaguei nos livros e me sujei com a m...toda e do documentário” e “Várzea: a bola rolada na beira do coração”.

JUAREZ XAVIER:
Doutor em Ciências pelo Prolam - Programa de Integração da América Latina da USP. Professor de Jornalismo e coordenador do Núcleo Negro da Unesp.

LORRAINE CARVALHO:
advogada, mestranda em Direitos Humanos pela USP e supervisora do Núcleo de Atuação Política do IBCCRIM

SPOFITY | SOUNDCLOUD



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040