Sobre o evento

26º Seminário Internacional de Ciências Criminais

O Seminário Internacional de Ciências Criminais chega à 26ª edição em meio a uma escalada autoritária que ameaça romper o funcionamento das instituições brasileiras. A crise política e civilizatória, somada à pandemia de covid-19, representa um momento histórico para todas e todos que defendem incondicionalmente as garantias fundamentais e a própria democracia.

Diante desse cenário, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) não poderia deixar de promover o mais tradicional evento do campo na América Latina. Mesmo com os inúmeros desafios trazidos pelo atual contexto, decidimos realizar o 26º Seminário Internacional na modalidade on-line.

Digital, o Seminário Internacional deste ano trará novidades. Além de navegarem por uma extensa programação ao vivo, com painéis simultâneos sobre temas urgentes, as (os) participantes também poderão assistir a palestras inéditas de pesquisadores(as), juristas e docentes internacionais. Além disso, a plataforma on-line do Seminário terá um espaço para rememorar as exposições e debates históricos do evento, com uma rigorosa curadoria de destaques das edições anteriores.

Mesmo sem a possibilidade do encontro e do afeto presenciais, o Seminário manterá no novo formato suas principais marcas: a pluralidade de ideias – essencial para a construção de novos saberes – e a análise aprofundada sobre Criminologia, Direito Penal e Processo Penal, mas agora em um ambiente on-line e dinâmico.

Profissionais, pesquisadoras(es), estudantes e todo o público interessado no campo das Ciências Criminais estão convidados para participar do maior evento da América Latina, que, frente aos desafios do ano de 2020, não será adiado.

Sob o tema “Direito Penal, Autoritarismo e Estado de Direito”, o evento terá programação ao vivo entre os dias 24 e 26 de setembro de 2020. Todos os conteúdos estarão disponíveis a partir do dia 24 de setembro. A (o) participante poderá acompanhar os painéis em tempo real e rever as palestras e atividades que mais gostou por até 30 dias.

Por dentro do 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Novas palestras internacionais

Oito painéis ao vivo, com grandes nomes do campo das Ciências Criminais

Contato direto com os membros dos maiores escritórios de advocacia do país

Conteúdos exclusivos do IBCCRIM, como monografias e publicações

Gravação ao vivo do podcast Vire a Chave

Bate-papo com palestrantes

Acesso exclusivo ao acervo e midiateca com os melhores conteúdos das últimas edições do Seminário Internacional

Saiba mais sobre o IBCCRIM Play

A plataforma de Streaming do
26º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Imagine uma plataforma de streaming personalizada, como um "Netflix das Ciências Criminais". Imagine navegar – de onde e quando quiser – por conteúdos inéditos e também históricos em uma mesma plataforma. Um único espaço com palestras inesquecíveis de Raúl Zaffaroni, Vera Malaguti e Claus Roxin, por exemplo, junto de painéis ao vivo e palestras sobre temas urgentes.

Esse é o IBCCRIM Play, a plataforma do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais que sediará o 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais, realizado entre os dias 24 e 26 de setembro de 2020.

Com nove palestras internacionais inéditas – gravadas e editadas para a ocasião do evento – e uma programação ao vivo com diversos painéis temáticos, o 26º Seminário Internacional terá ainda audiências públicas abertas e gratuitas e lançamento de livros e monografias digitais. Além disso, os(as) participantes terão a possibilidade de interação com palestrantes e convidadas(os) especiais

Ciente de que o Seminário Internacional é, historicamente, um ponto de encontro entre profissionais e pesquisadores(as) de todo o país, o IBCCRIM possibilitará a interação entre participantes na plataforma digital. Ao se inscrever no evento, cada pessoa terá um “cartão de visita” próprio com informações acadêmicas e profissionais, facilitando o contato com docentes, juristas, escritórios, profissionais e estudantes.

É isso mesmo: nossa plataforma terá uma “sala de bate-papo” personalizada para troca de experiências acadêmicas e profissionais. Cada participante poderá conversar de forma paralela com qualquer pessoa inscrita na plataforma.